terça-feira, 5 de março de 2013

Alimentação saudável - importância do iogurte

Pelo facto de o iogurte corresponder a um derivado do leite o seu valor nutricional relaciona-se com a composição do leite que lhe deu origem e com os ingredientes adicionados.
Graças à herança que tem do mesmo, o iogurte fornece proteínas de alto valor biológico, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e potássio.
Devido aos ingredientes adicionados, o iogurte torna-se mais rico nutricionalmente, particularmente em teores de frutose e fibra quando lhe é adicionado pedaços de fruta e cereais, respectivamente.
 
O iogurte pode ser considerado um fornecedor proteico. As proteínas que contém são digeridas parcialmente durante o processo de fermentação, o que facilita a sua assimilação pelo organismo.
As vitaminas presentes no leite auxiliam a proliferação das bactérias lácticas que, por sua vez, produzem outras vitaminas, aumentando assim a variedade de vitaminas presentes no iogurte.
O iogurte apresenta uma ampla variedade de minerais, destacando-se entre eles o cálcio. O cálcio lácteo apresenta elevada biodisponibilidade e é indispensável na formação de ossos e dentes.
As bactérias do iogurte exercem efeitos benéficos no organismo o que torna o iogurte um alimento probiótico (probióticos são microrganismos vivos que, quando consumidos em quantidades adequadas como parte integrante de alimentos, conferem um benefício para a saúde do hospedeiro). Os principais efeitos benéficos de Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus termophilus prendem-se com a promoção do equilíbrio da população microbiana intestinal, inibindo as bactérias patogénicas e favorecendo as benéficas, que, consequentemente, constituem um meio de prevenção contra infeções gastrointestinais. Para além disso, estas bactérias facilitam a digestão de alguns nutrientes, nomeadamente as proteínas e o cálcio e tornam o iogurte um alimento permitido por indivíduos intolerantes à lactose. Além disso, o ácido láctico formado é responsável por acidificar o iogurte, impedindo o desenvolvimento de bactérias patogénicas, e promover a assimilação do cálcio.
As bactérias lácticas presentes no iogurte também parecem promover a estimulação do sistema imunitário. 

E ainda importante...
Além das vantagens nutricionais, o iogurte é uma excelente base para molhos, podendo substituir alimentos ricos em gordura como a maionese.

Fonte: Nestlé

Sem comentários:

Enviar um comentário