quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Alimentação saudável - sushi

Sabia que os homens americanos têm 26 vezes mais probabilidades de vir a ter cancro da próstata do que os chineses e dez vezes mais probabilidades de morrer dele do que os japoneses. Na China e no Japão a doença parece não progredir, suspeitando-se que é travada antes de causar um efeito fatal. O segredo é a alimentação.

Li recentemente que a dieta alimentar típica do Oriente pode ser a "culpada" por esta proteção. A dieta tradicional japonesa, por exemplo, é baixa em gordura - especialmente gordura saturada - consistindo em arroz, sementes de soja e peixe (sushi), juntamente com legumes, cereais e plantas crucíferas (da família do repolho e nabos e que inclui rábanos e bróculos). As sementes de soja e as plantas crucíferas são uma fonte rica em hormonas vegetais fracas, conhecidas como fito-estrogénios. Estas hormonas vegetais são soltas no intestino durante a digestão tendo-se verificado que os homens japoneses têm no sangue níveis de fito-estrogénio até 110 vezes mais altos do que os homens com uma dieta alimentar do estilo ocidental. Estes produtos parecem proteger de algum modo a próstata. Os orientais também comem mais vegetais de toda a espécie do que os ocidentais. Tais vegetais contêm antioxidantes que protegem contra o ataque de radicais livres e baixam o risco de cancro da próstata.
Estudos sugerem que quanto mais gordura um homem come mais alto será o seu risco de desenvolver este tipo de cancro. A gordura saturada da carne vermelha, maionese e temperos cremosos para salada parece ser a mais perigosa. A carne vermelha denota uma ligação mais nítida ao risco de cancro da próstata, enquanto parece não haver risco derivado da ingestão de produtos lácteos, como leite ou queijo.
Os homens devem, portanto, baixar a ingestão de carne vermelha e, contrariamente, devido aos seus efeitos anti-inflamatórios, ingerir ácidos gordos essenciais através das nozes e sementes, gorduras ómega-3 de peixes gordos e alimentos ricos em vitamina E, que parecem oferecer alguma proteção contra os problemas da próstata.
Fonte: Saúde e alimentação, Asa

2 comentários:

  1. E pq é que na China a % de cancro da mama é mto baixa? Pq o consumo de leite é inexistente!
    Pq será que somos os únicos mamíferos à face da Terra que bebe leite durante toda a sua vida?
    O leite é prejudicial à saúde, desde provocar cancro da mama à osteoporose! Sim, OSTEOPOROSE!
    Desengane-se aquele que acha que quanto mais leite beber, menos probabilidade tem de desenvolver osteoporose.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, parece que ninguém nos desengana quanto ao consumo de leite na idade adulta.

      Eliminar