domingo, 28 de outubro de 2012

Dica #15 - prevenir o aparecimento de estrias

Descritas como rupturas das fibras de colagénio e elásticas localizadas na camada média da pele, as estrias são um problema que preocupa muitas mulheres e alguns homens.

E embora se apontem as mudanças rápidas de peso como um dos principais motivos para o seu aparecimento, destacam-se outros fatores: a predisposição genética, a ingestão prolongada de corticóides, mudanças hormonais (maiores durante a puberdade e gravidez), uma alimentação inadequada e até a prática intensa de atividade física (como o levantamento de pesos).
 


A questão essencial é de que forma se pode prevenir o seu aparecimento.
Segundo os dermatologistas, uma alimentação adequada é fundamental para ter um boa pele. Quando se sofre de uma carência de nutrientes (por exemplo, de vitaminas, minerais e/ou aminoácidos), altera-se a síntese de proteínas no organismo. Uma destas proteínas, o colagénio, é afetada de forma mais rápida e evidente. É por isso que os especialistas recomendam uma dieta variada e abundante em frutas, legumes, leguminosas, produtos lácteos, carnes e água.

  Apontam-se ainda como principais medidas de prevenção a realizar a atividade física regular e a aplicação diária, após o banho, de loções que humedeçam as zonas de maior risco.


Apresento, de seguida, alguns conselhos para prevenir o aparecimento de estrias:

- Siga uma alimentação equilibrada, com uma contribuição adequada de todos os nutrientes.
- Evite a oscilação brusca de peso.
- Beba água com abundância durante o dia.
- Humedeça diariamente a sua pele, para conservar o seu nível de elasticidade. 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário