terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Sugestão de viagem - Praga

Penso que não há dúvida de que Praga é uma cidade maravilhosa. Tive o prazer de lá ter estado em março de 2009, viagem que me ficou na memória, para além de outros motivos, devido à beleza que a cidade oferece em cada esquina. Nesta viagem, estive em Praga durante apenas dois ou três dias, já que aproveitámos para visitar Viena (cidade da qual falarei mais tarde). No entanto, o tempo que lá ficámos foi suficiente para conhecer o essencial.
Há muitas construções que não podemos perder em Praga, mas terei de começar pela principal atração da cidade: o castelo de Praga, o maior do mundo. No seu interior encontram-se, entre outros, a Catedral de S. Vito ou o palácio Real, muito visitados.
 
Como habitual em todas as viagens, fartámo-nos de passear a pé. Num desses longos percursos, passámos pela ponte Carlos, e linda é a palavra certa para a descrever. A ponte está decorada com 30 estátuas de ambos os lados. Há uma em que toda a gente para para tirar fotos, a estátua de São João Nepomuceno, que também é conhecida como a estátua do cavaleiro Bruncvík. Eu também consegui tirar lá uma foto, dizem que dá sorte:)))
 
Atração turística é também o famoso relógio astronómico medieval ou Orloj, como lhe chamam os checos. A cada hora, vê-se os turistas atentos para apreciarem a apresentação dos apóstolos. Eu passei lá várias vezes, pois não me cansei de o admirar:)
 
Outro ponto turístico imperdível para quando se está visitar a cidade baixa, é o topo da Colina Petrín. Mas antes de iniciar a subida podemos encontrar algumas estátuas. No topo da colina encontramos uma torre muito parecida com a Torre Eiffel, porém de um tamanho bem mais pequeno. Do alto podemos observar a cidade e toda a sua envolvência.
 
Uma das coisas de que mais gosto quando viajo é provar a gastronomia local. Durante um dos jantares, tivemos oportunidade de conhecer um grupo de ingleses que nos falou de um local onde serviam a melhor cerveja de Praga. É óbvio que fomos conhecer:) Também durante um dos passeios pedonais, numa praça mesmo ao lado do relógio astronómico, conseguimos provar iguarias típicas. Experimentámos alguns doces e posso dizer que eram muito bons:)

Embora houvesse muito mais a acrescentar sobre Praga (tenho centenas de fotos), selecionei apenas alguns pontos de interesse para mostrar que realmente vale a pena conhecer este sítio encantador. Há muito a descobrir e a visitar...

3 comentários: